COLEÇÃO PADRES DO DESERTO

evágrio-pontico

Evágrio Pôntico (As oito doenças espirituais)

Joel Gracioso. Kenosis Editorial.

Evágrio foi um monge, nascido por volta de 345, originário da Capadócia, em Ibora, no Ponto, e por isso ele é chamado de Pôntico. Passou dezesseis anos de sua vida no deserto do Egito. Foi discípulo e amigo de São Gregório Nazianzeno. Evágrio conheceu bem cedo os três capadócios: São Basílio, São Gregório de Nissa e São Gregório Nazianzeno, sendo ordenado diácono por este último. Herdeiro dos grandes Padres Alexandrinos, Clemente e Orígenes, ele conduziu uma das grandes correntes da espiritualidade bizantina. Morreu em 399.

Neste curso é analisado primeiramente a vida e a obra do autor e sua compreensão da obra da criação do mundo e de modo peculiar sua Antropologia. Num segundo momento é apresentado o itinerário da vida espiritual e, por fim, é explicitado o sentido das oito doenças espirituais que atingem o ser humano: gula, luxúria, avareza, tristeza, cólera, acídia, vanglória, orgulho.

Produto Digital para Download / Formato: mp3 / Tempo: 5h56m / Curso de Espiritualidade

joão-cassiano

João Cassiano (As Conferências)

Joel Gracioso. Kenosis Editorial.

João Cassiano é um autor do século V que conhece bem tanto a cultura latina como a grega por ter vivido nesses dois mundos. Escreveu em língua latina o que pesquisou em língua grega. Suas obras são apreciadas e tidas como patrimônio espiritual por essas diferentes tradições, a saber: a do Ocidente e a do Oriente. Cassiano conhecera grandes personagens de seu tempo, estabelecera muitas relações, até mesmo internacionais. Nasceu aproximadamente em 360 e supõe-se que faleceu em 435.

Nas suas Conferências João Cassiano apresenta uma doutrina ascético-mística de grande alcance. O itinerário espiritual desde a conversão até os cumes mais elevados da contemplação sobrenatural são aí enfocados em 23 conferências. O presente curso tem por objetivo tratar a primeira série das Conferências (I-X), passando pelo seguintes temas: vida e obra, a pureza de coração, a descrição, as três renúncias, o livre arbítrio e a graça, os desejos da carne e os do espírito, os oito vícios principais, a mobilidade da alma e dos espíritos malignos, das distrações do espírito, a oração.

Produto Digital para Download / Formato: mp3 / Tempo: 5h00m / Curso de Espiritualidade

doroteu-de-gaza

Doroteu de Gaza (Os Ensinamentos Espirituais)

Joel Gracioso. Kenosis Editorial.

Originário de Antioquia, São Doroteu nasceu no início do século VI, morrendo entre 560 e 580. Foi um monge cristão que viveu em Gaza durante o século VI. Suas conferências mostram e ao mesmo tempo possibilitam adentrar a espiritualidade e a sabedoria dos Padres do deserto.

Nos seus Ensinamentos Espirituais salienta a questão do exercício da renúncia na vida cristã e sua relação com a vontade própria e a obediência; a necessidade da humildade; a importância da consciência e sua formação; sobre o temor de Deus; a problemática de julgar o próximo; a acusação de si mesmo; a vigilância e a prontidão de arrancar as paixões da alma. No presente curso são abordados e explicitados todos esses temas.

Produto Digital para Download / Formato: mp3 / Tempo: 6h50m / Curso de Espiritualidade

joão-clímaco

João Clímaco (A Escada do Paraíso)

Joel Gracioso. Kenosis Editorial.

São João Clímaco nasceu em 580. De grande inteligência, formação literária e religiosa, ainda muito jovem, aos dezesseis anos, optou pelo deserto e viajou para o Monte Sinai, tornando-se discípulo num dos mais renomados mosteiros. Isso aconteceu depois de renunciar à fortuna da família e a uma posição social promissora. Preferiu um cotidiano feito de oração, jejum continuado, trabalho duro e estudos profundos.

O nome Clímaco é uma alusão à palavra “klímax’, que em grego significa escada. São João decidiu adotar este nome em virtude do livro escrito por ele mesmo, intitulado Escada para o Paraíso. A Escada é um resumo da vida espiritual, concebida para os solitários e contemplativos. Para Clímaco, a oração é a mais alta expressão da vida solitária; ela se desenvolve pela eliminação das imagens e dos pensamentos. Daí a necessidade da ‘monologia’, isto é, a invocação curta, de uma só palavra, incansavelmente repetida, que paralisa a dispersão do espírito. Essa repetição deve assimilar-se com a respiração.

No presente curso apresentasse os trinta degraus que compõe a Escada que leva até o céu: renúncia, obediência, mortificações, o silêncio, as virtudes, etc.

Produto Digital para Download / Formato: mp3 / Tempo: 6h34m / Curso de Espiritualidade