cp_RelacaoSantoAgostinho_gde

A relação entre Deus e o mal segundo Santo Agostinho

Joel Gracioso. Palavra e Prece, 2006.

A partir do pensamento de Santo Agostinho, o autor procura verificar como é possível conciliar a fé em Deus e a existência do mal em um mundo que tem por origem o Sumo bem.

Pretende, desta maneira, apontar a implicação dessas duas temáticas, salientando que a maneira como compreendemos a existência do mal no mundo depende da concepção que temos de Deus.

Traçando um paralelo entre o Bem e o mal, fazendo uso da ontologia de Santo Agostinho como objeto de estudo, o autor revela que é possível chegar à compreensão de ambos os lados.

Com a clareza e a coerência obtidas através da exposição de argumentos agostinianos, o leitor poderá perceber a relação entre as duas temáticas.

O grande mérito da reflexão filosófica desta obra está, justamente, na conclusão de que o conhecimento da verdade é inseparável à prática da humildade.

9788578275853

Matéria e Espírito

Joel Gracioso. Martins Fontes, 2012.

Neste volume, Joel Gracioso percorre um dos temas mais antigos da filosofia – o que existe é composto de uma matéria fundamental? Só a matéria é princípio das coisas? Não haveria uma dimensão imaterial, isto é, o espírito? Os autores de referência são Epicuro, o Barão de Holbach, Santo Agostinho e Henri Bergson.

GRACIOSO-Heresias

Heresias: tão antigas e tão novas

Joel Gracioso. Kenosis, 2015.

O que é uma heresia? Qual a diferença entre cisma e apostasia? Porque a heresia é vista como um problema a ser combatido? Haveria ainda alguma heresia presente no ambiente cristão?

Antigas heresias, que já foram condenadas pela Igreja, ressurgem com uma força intensa no seio da barca de Pedro, causando uma confusão enorme na consciência dos fiéis.

Com o intuito de colaborar no esclarecimento das pessoas, o Prof. Joel Gracioso, na presente obra, apresenta uma análise das principais heresias da Igreja Antiga e em que momentos foram condenadas pela Igreja e por seus Santos Padres.

pequenasreflexoes

Pequenas Reflexões Filosóficas e Teológicas

Joel Gracioso. Kenosis, 2016

O ser humano naturalmente é um ser que se interroga sobre diversas questões. Qual o sentido da vida? O que é a morte? Quem sou eu? Na presente obra o autor oferece ao leitor a oportunidade de pensar sobre determinados temas e também apresenta alguns esclarecimentos de cunho filosófico, quanto teológico sobre diversas questões.

Receba Novidades

Receba as novidades do meu site em seu e-mail. Aos poucos estou acrescentando novos artigos, como também resenhas sobre livros e traduções de textos no site. Além disso, estou oferecendo cursos presenciais e on line. Reze por mim e se possível visite o site e ajude na divulgação.